domingo, 28 de março de 2010

O ESPÍRITO DE LIONS


PAULO FERNANDO SILVESTRE


O espírito do Lions

O Espírito do Lions é a verdadeira essência da organização. Ele é invisível, intangível e às vezes inexplicável, mas assim é o aspecto mais real do Lions. Ele tem o poder de transformar contatos casuais em amizades duradouras, a discórdia em harmonia e a rivalidade em compreensão.

O Espírito do Lions nos une com laços de tolerância e fraternidade e traz nobreza aos atos diários com o objetivo de servir, que é o verdadeiro propósito de nosso sublime movimento.

O Lions não nos pede para sermos heróis nem para fazermos o impossível como prova de nosso desejo de servir.

Não. O Lions é composto de pessoas comuns, mas são pessoas inclinadas a oferecer algo de si mesmas.

Dispensando um pouquinho de seu tempo, de sua boa vontade, de sua experiência ou de sua sabedoria, os Leões garantem que algo será feito para preencher quaisquer necessidades.

E, nesse processo, o Espírito do Lions transforma esses pequenos atos de servir em nobres missões.

Procurando em meu arquivo de recortes encontrei uma estória, que adaptada ao assunto, serve para ilustrar o que é o Espírito do Lions.

Como todos nós sabemos em muitos Lions Clubes existem aqueles membros que estão sempre dando desculpas (muito ocupados ou algo parecido) e tentam esquivar-se de sua parte no Serviço Leonístico do clube.

Como um meio de “acender o espírito de servir nesses Leões de cadeira”, um presidente de um clube criou uma comissão denominada “Comissão de Serviço Uma Vez por Ano”.
Seus membros eram aqueles que constantemente evitavam envolver-se em projetos do clube e que fazendo parte desta comissão comprometiam-se a realizar apenas um único serviço em um Ano Leonístico.

Um dia, o Presidente do Clube chamou um desses membros e disse para ele:

- “Ferdinando, hoje é o dia de realizar o seu único serviço anual”. Ferdinando respondeu imediatamente: - “Mas presidente, tem que ser hoje? Eu já estou tão ocupado!

Então o presidente explicou: - “Nós realmente precisamos de sua ajuda. Nosso companheiro, Dr. Heróclito, está trabalhando em um subúrbio da cidade. Ele está cuidando de uma mulher muito pobre prestes a ter um bebê. Essa mulher vive completamente desamparada, tem um filho de cinco anos e não há ninguém para ficar com ele. O companheiro Heróclito me pediu para conseguir ajuda. Sua única tarefa esse ano, meu querido companheiro Ferdinando é ir agora mesmo pegar essa criança e tomar conta dela por algumas horas, somente até que tudo volte ao normal. Por favor, faça a sua parte”.

O companheiro Ferdinando não teve alternativa. Entrou em seu carro e foi até o endereço que lhe foi dado. Mal havia chegado, o menino foi entregue aos seus cuidados e o companheiro Dr. Heróclito seguiu imediatamente rumo ao hospital.

Ferdinando, com o menino sentado a seu lado no banco de passageiros, ligou o carro e dirigiu-se à sua casa. Durante o percurso podia sentir os olhos do menino fixos nele. Finalmente a criança perguntou:

- “O senhor é Deus?”
Ferdinando perturbou-se e respondeu com um rosnado: “Não diga bobagem garoto, é claro que não!”

Passaram-se alguns minutos e o garoto, insatisfeito com a resposta de Ferdinando, perguntou de novo: “O senhor é Deus?”. “Isto é ridículo! O que faz você pensar que eu sou Deus?”.

E o garotinho olhou para ele inocentemente e disse: ”Mamãe estava chorando, com muitas dores e disse que nesta situação, só Deus pode nos ajudar. Você veio e nos ajudou, então eu pensei que você devia ser Deus”.
Essas palavras simples, saídas da boca do menino, calaram fundo no coração do companheiro Ferdinando e o fizeram perceber que, às vezes, realizar um pequeno serviço é o suficiente para nos sentirmos um pouco como Deus. Desde então, Ferdinando jamais recusou nenhuma das excelentes oportunidades que teve para servir e ser útil... e, como Leão, fazer algo para ajudar seu semelhante.

Servir traz felicidade. Servir conforta nossa alma e enriquece nossa percepção.

“Servir aos outros é o aluguel que pagamos para habitar a Terra”.

CL Paulo Fernando Silvestre

Editor do Site de Instruções Leonísticas e LEOísticas

Assessor de Instruções Leonísticas da confraria APLIONS (Apaixonado por Lions)

Associado do Lions de São Paulo – Ipiranga – Distrito LC-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário