domingo, 5 de fevereiro de 2012

Relatório do simpósio da Mulher e da família.

Relatório do simpósio da Mulher e da família.

No dia 18 de janeiro de 2012, na cidade de Mazatlan, México, nas dependências do Hotel EL CID, as 15.45 horas, se iniciou o Simpósio da Mulher com a presença aproximada de duzentas pessoas.
O Simpósio foi aberto protocolarmente por ID Yamandu Acosta que fez a apresentação da mesa principal composta por Judy Scruggs , Linda Wayne, Anne Palmer, DI Sonja Pulley-USA, as convidadas especiais Silvia Acosta, Rosenete Karnopp e Lilia Morillo Valencia, esposas dos Diretores Internacionais, as expositoras Luz Dary Ospina Salazar, Lilia Medel, Yeanet Lungo, as moderadoras Olga Acuña, Betty Aranda e Selma Aragão.

Em seguida fez uso da palavra a Ex Diretora Rosane Vailatti como Coordenadora do Simpósio e inicialmente agradeceu ao Presidente TAM a oportunidade, à Equipe de Extensão coordenada pelo DI Yamandú Acosta e a Sue Hanney, Gerente de Extensão e Sócios. Também ressaltou as convidadas especiais.
Com o propósito de cumprir as metas de nosso Presidente Internacional, se promove este encontro de

MULHERES EM AÇÃO POR UM LEONISMO EM CRESCIMENTO,
e agradeceu também a presença honrosa de todos os participantes.
Igualmente fez um reconhecimento à Mulher como protagonista de um novo mundo, salientando que este Simpósio tem como objetivo fortalecer a presença da mulher no LEONISMO, e capacitá-la para desempenhar o papel de líder atuante e competente, aumentar o número de mulheres em L C I e para incentivo a continuidade das obras de serviço para a melhoria de vida das comunidades onde atuamos.
Na sociedade de hoje, nas organizações, e no nosso Lions, as mulheres contribuem com habilidades de liderança cada vez mais. Convidamos todos neste simpósio a continuar esta luta no serviço para alcançar a paz, a justiça e desenvolvimento de nossas comunidades.
A internacionalmente respeitada ONU – Organização das Nações Unidas, criou a ONU Mulheres em 2010, Entidade das Nações Unidas, em uma decisão histórica da Assembléia Geral da ONU, com a finalidade de trabalhar pelas Mulheres, objetivando acelerar o progresso e atender as necessidades e requerimentos das mulheres e meninas em todo o mundo.

A ONU - Organização das Nações Unidas dá igualmente um belo exemplo e nos convida através do LIONS, a contribuir com este progresso no campo feminino, em defesa dos interesses da mulher. ONU Mulheres está em pleno funcionamento desde 1º de janeiro de 2011 sob a liderança de uma grande mulher de nossa Área 3, sob a coordenação da Ex Presidente do Chile Dra. Michelle Bachelet, Subsecretária-Geral da ONU Mulheres, o que para nós é motivo de orgulho,. É mais uma demonstração da necessidade de nos unirmos e nos organizarmos pelo muito que temos a fazer.

Este Simpósio é um eixo relevante para a Associação Internacional de Lions Clubes, pois nos oportuniza a discursão dos mais variados temas que aflige a mulheres, as famílias e a comunidade. É uma excepcional oportunidade de crescermos como pessoas.

Os Temas apresentados e as Expositoras que fizeram uso da palavra por 15 min. foram:
1) Potenciando as fortalezas da mulher no LEONISMO - LUZ DARY OSPINA SALAZAR
2) Cinco estratégias para o êxito - LILIA MEDEL JAIME
3) Liderança sim, matriarcado não - YEANET LUNGO
Todas foram brilhantes aportando diferentes idéias.
A seguir os participantes se dividiram em 3 grupos para reflexionar os temas apresentados.
E as conclusões foram as seguintes:
O que necessitamos no leonismo ?

 Muitas idéias foram dadas:
Um Plano de Ação – planejar as atividades para melhor desempenho.
Mulheres líderes.
Realização de seminários de liderança.
Que cada clube tenha uma mulher responsável pelo ingresso de mais mulheres.
Organização de simpósios, permitindo o ingresso da mulher no leonismo.
Procurar mulheres solidárias que motivem o ingresso de outras mulheres, tendo a preocupação de fazer um belo convite dando o acompanhamento necessário depois que ela entra no leonismo.
Que se avalie a possibilidade de todos os clubes terem 100% de mulheres sócias.
Elaboração de boletins informativos sobre as atividades dos clubes de Lions, destacando atividades de serviço que mostrem o trabalho dos leões.
Estar em contato com os meios de comunicação, inovando em estratégias para estimular a participação da mulher.
Criar eventos na comunidade destacando e reconhecendo a presença de mulheres destacadas em todas as áreas, incentivando para que as mesmas entrem para o leonismo.
E, Considerando que o crescimento das mulheres nos últimos 8 anos foi de 14,5% para 23,60%;
Considerando que a presença da mulher neste mesmo período de 2003 a 2011 passou de 196.135 sócias para 317.375 sócias com um crecimento expressivo de 121.240 mulheres;
Considerando que a mulher e um campo fértil que temos que trabalhar muitíssimo;
E considerando as estatísticas, aqui na área 3, que é a área com maior percentagem de mulheres no mundo, 39,60 % , queremos chegar a 50% de presença feminina, necessitamos convocar todos os líderes, presidentes de clubes, governadores, vice governadores, assessores, dirigentes internacinais, para que tenham um plano de incentivo aos clubes que, por exemplo, tenham 100% de mulheres que haja um reconhecimento especial.
Com o esforço de todos e todas temos a convicção que alcançaremos a meta de 500.000 mulheres até o ano do centenário, meta proposta ano passado e perseguida por todas nós das mais variadas maneiras.
Grande alegria para todos foi a visita do IP TAM, Pres LCIF SID SCRUGS, VP Madden, VP Palmer, os Diretores Int E Karnopp e Carlos Valencia que visitaram os três grupos, onde ouviram as entusiásticas participantes. Depois o Presidente TAM falou para todos os presentes com convicção, entusiasmo, sobre a importância da presença da mulher no leonismo.
Também o Pres LCIF Sid Scrugs deu uma bonita mensagem sendo muito aplaudido.

Muitas fotos foram tiradas, o clima foi de muito alto astral e todos aqui presentes estão conscientes da importância da mulher ao lado do homem lutando pelo fortalecimento de nosso movimento.
Thank you Pres TAM, gracias Director Yamandu pelo apoio e confiança, obrigada nossos diretores internacionais, nossas expositoras, moderadoras e a cada um de vocês que não perderam a oportunidade de participar deste simpósio e ser protagonista de, talvez, um novo momento na história. Sim, porque muitos mais poderiam estar aqui, porém tiveram outras prioridades. Obrigada mais uma vez a todos que se fizeram presentes..
E agora gostaria de perguntar a vocês e que me respondam dizendo I BELIEVE :
Vocês acreditam na importância do trabalho da mulher ao lado do homem para o fortalecimento de nosso movimento ?
Eu Acredito
Vocês querem e acreditam que lutando para o aumento da participação feminina, nossa área 3 permaneça com o maior número de mulheres no mundo ?
EU Acredito
Vocês acreditam que unidos somos fortes e nosso trabalho fica mais fácil ? Eu Acredito
Muito obrigada, abraço afetuoso com a convicção que somos Amigos para Sempre...
PID ROsane Jahnke Vailatti
Coordenadora do Simpósio

Nenhum comentário:

Postar um comentário