sábado, 30 de outubro de 2010

Banco de Clubes Angariadores


Prezados Companheiros


Estamos na primavera, época de flores e em que os frutos começam a aparecer e, como de hábito, venho trazendo à tona a lembrança da importânica da angariação de sangue e do Clube de Angariadores que estamos formando, tendo como meta a ampliação dos Lions clubes que nela estão engajados, criando assim uma rede nacional de ajuda dentro do Leonismo.

Continuamos com a esperança que dê certo, principalmente agora que se aproxima o dia Nacional do Doador de Sangue - 25 de novembro, gostaríamos de ampliar o número de clubes desta lista.

O que é, como funciona e quais seus propósitos.

Reconhecidamente a atuação de clubes filiados a Associação Internacional de Lions Clubes, para promover a saúde é notória, havendo uma que desponta como inovadora e simples de se realizar.

Trata-se do trabalho voltado para a angariação de sangue que é fruto de uma parceria de sucesso entre os Lions Clubes e os Hemocentros ou Hospitais Públicos, cujos resultados proporcionam notável contribuição para o sistema de saúde pública e, principalmente, porque é um serviço que pode contribuir para salvar vidas.

Todo o processo ocorre com uma divisão bem definida do trabalho a ser feito pelas entidades envolvidas, de forma que o desejo de ajudar o próximo se é realizado de forma leve e objetiva e o sucesso transcende as espectativas a cada rodada de angariação.

Da parte dos Lions Clubes, na maioria das vezes, cabe as atribuições de: 1) tomar a iniciativa para realizar as campanhas de angariação; 2) trabalhar pela disponibilização de locais apropriados e profissionais da saúde; 3) obter apoio e patrocínios dos setores de comércio, indústria e de serviços locais; 4) a fim de arregimentar a maior quantidade possível de doadores, divulgar maciçamente o evento, inclusive com apoio das Secretarias de Educação e Saúde e 5) durante a realização do evento, oferecer apoio de pessoal e lanches e sucos para os doadores, além do suporte burocrático para os devidos registros.

Para os Hemocentros e Hospitais Públicos geralmente ficam aquelas atribuições que requerem conhecimento e aplicação técnica, haja visto os problemas que podem advir de uma coleta mal elaborada.

Pessoal especializado realiza o trabalho que na maioria das vezes compreende: 1) higienização dos ambientes de coleta, seja nos hospitais ou em localidades disponibilizadas pelos Lions Clubes; 2) Palestras envolvendo temas de saúde e esclarecimentos aos doadores 3) triagem de candidatos à doação, seja por perfil do doador seja pelos exames médicos e laboratoriais; 4) coleta propriamente dita; 5) Análise do sangue colhido e 6) armazenagem em local apropriado e destino do sangue colhido.

Quando realizado por intermédio da UNICAMP, em São Paulo, é assegurado ao doador mais de uma dezena de exames tais como sífilis, AIDS, hepatite, dentre outros.

Diante da importância que este trabalho tem para a comunidade, os Lions Clubes estão se organizando para criar um Banco de Clubes que trabalham na angariação de sangue, com a finalidade de se criar, pela internet, um serviço de ajuda comunitária, oferecendo suporte àqueles que tem uma urgente necessidade de suprir uma cota de hospital ou de repor o sangue para alguém que está precisando.

A idéia é de apenas envolver o Lions Clube que mais próximo estiver de quem necessita de sangue e, em princípio e unicamente, oferecer um suporte, não se pretendendo que se façam doações entre os associados de Lions Clubes, a não ser que seja por iniciativa própria.

Reconhecidamente os clubes angariadores tem um bom relacionamento junto aos hemocentros e, com isso, podem acelerar a ajuda para quem está precisando, seja pela realização de uma campanha imediata ou pelo arrebanhamento de angariadores já cadastrados e que estariam dispostos a acudir a urgência e , quem sabe, contribuir para salvar vidas.

É a oportunidade que está passando diante de nós para se criar um novo tipo de serviço à comunidade, utilizando as ferramentas de comunicação rápidas e baratas que estão disponíveis neste início de século 21 e, por extensão, ajudar a converter a Internet num meio sadio e útil de se realizar obras humanitárias e de real valor para a sociedade.

Informações necessárias para participar do Banco:

1)Nome do Lions Clube:
2)Distrito a que ele pertence:
3)Nome de um Companheiro (a) Leão que possa ser contatado:
4)E-mails para contato:

Lista dos que fazem parte do Banco de Clubes Angariadores de Sangue:

Distrito LA -3

Lions Clube de Recife Boa Vista – PE
Distrito LA-6

Lions Clube de São Luís Gonçalves Dias - MA
Lions Clube de Marabá - TO

Distrito LB-1

Lions Clube da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP
Lions Clube da Estância Turística de Águas de Santa Bárbara - SP
Lions Clube Cidade de Ourinhos – SP
Lions Clube de Presidente Prudente - Centro SP

Distrito LC -1

Lions Clube Rio de Janeiro Barra da Tijuca GB

Distrito LC-3

Lions Clube de Campinas Leste – SP
Lions Clube de Hortolândia Cidade Nova - SP
Lions Clube de Itapira - SP
Lions Clube de Mococa - SP
Lions Clube de Piracicaba Independência - SP
Lions Clube de Santa Bárbara D´Oeste Centro - SP
Lions Clube de Santa Bárbara D´Oeste Pérola - SP
Lions Clube de Santo Antonio de Posse - SP

Estou de prontidão no aguardo de novas inscrições...

Sawabona ( eu te respeito, eu te valorizo, tu es importante para mim) e...

Aquele abraço

CL Luiz Carlos de Oliveira
Membro da Confraria Aplionsclubes - Apaixonados por Lions Clubes
Presidente do Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende
Distrito LC-3 – Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário