quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MEIO AMBIENTE: 16 de setembro, DIA MUNDIAL DA CAMADA DE OZÔNIO

16 de setembro, DIA MUNDIAL DA CAMADA DE OZÔNIO


O gás clorofluorcarbono (CFC), é tido como o principal vilão do aumento gradativo do buraco na camada de ozônio.

Este gás(CFC) presente nos aparelhos de ar condicionado, chips de computadores, embalagens plásticas, espumas plásticas, inseticidas, geladeiras e líquidos em forma de sprays, ao ser liberado em excesso, destrói a camada de ozônio.

Antes de ficarmos assustados com as notícias sobre a diminuição da camada de ozônio, vamos entender um pouco sobre ele: o OZÔNIO.

Gás azul pálido (altamente oxidante e reativo), o OZÔNIO é formado por três átomos de oxigênio concentrado: o O3. Sua característica principal é a de se quebrar facilmente, transformando-se em O2.

Invisível como o ar que respiramos e com odor característico, o OZÔNIO é leve e se formou na estratosfera (a 20 e 35 km de altitude) há cerca de 400 milhões de anos.

Sua função além de funcionar como isolante térmico é evitar a chegada dos raios ultravioletas a terra. Quando conseguem chegar a terra, queimam plantações, provoca câncer de pele, alteração no sistema imunológico, redução das colheitas, intervenção no ecossistema dos oceanos e redução da pesca.

Uma única molécula de CFC pode destruir até cem mil moléculas de ozônio e desde 1984, cientistas observaram um desgaste considerável em determinada região da Antártida.

A expressão "efeito estufa" vem sendo usada equivocadamente para falar apenas da destruição da camada de ozônio que envolve o planeta, não é só ameaçada pelo uso do CFC.

Mas, na verdade, a camada de ozônio já é o efeito estufa, só que no sentido positivo, pois os gases que formam a atmosfera terrestre funcionam como um isolante térmico retendo parte do calor que vem do sol é refletido pela terra e volta ao espaço mantendo a temperatura amena, fresca, agradável, pois do contrario seria muito fria.

Certas atividades humanas produzem "gases de efeito estufa" negativas: o dióxido de carbono (petróleo) gás metano (rúmen bovino, lixões urbanos) e oxido nitroso (fertilizantes e processos bioquímicos dos solos tropicais) aumentando a retenção deste calor aumentando a temperatura do planeta terra, o aquecimento global.

Uma contribuição importante (quando possível claro) é a troca dos eletrodomésticos antigos pelos mais modernos.

Nos produtos brasileiros, quando se lê a palavra clean gravada neles, significa que não contêm clorofluorcarbono (CFC).

Lions Clube de Garça - Comissão de Meio Ambiente

FONTE: Carvalhal & Guerreiro Consultoria Ambiental e Agronômica – Gustavo Guerreiro - Engenheiro Agrônomo é sócio do Lions Clube de Garça - CREA 0700177379 Fones: Cel: 9656-0019 - e-mail: gustavo-guerreiro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário